Bio

JORNALISMO

Rafael Coimbra começou a carreira de jornalista em 1997.

Naquele ano entrou para a Globo News, primeiro canal brasileiro de jornalismo 24 horas, que acabava de ser criado. Dentro do conceito “multi-profissional” passou por diversas áreas da TV até se tornar repórter e apresentador do canal.

Como enviado especial, no exterior, cobriu acontecimentos importantes como o golpe de Estado em Honduras, o Terremoto no Haiti, a Copa do Mundo na África, o levante policial no Equador, o impeachment no Paraguai, a reunião de cúpula do Mercosul na Argentina, as eleições nos Estados Unidos (2012), o funeral de Hugo Chávez na Venezuela, a reaproximação diplomática com os norte-americanos, em Cuba e o acidente com o avião da LaMia, na Colombia.

Fez séries de reportagens, entre elas: “Desmatamento na Amazônia”, “Dez anos do Plano Real”, “Pirataria”, “Presídios” e “Belo Monte”.
Filmou o documentário “Impressões de Cuba“.

Também entrevistou autoridades internacionais, como os prêmios Nobel de economia, Finn Kydland e Edmund Phelps, o Primeiro-Ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, o Primeiro-Ministro da Irlanda, Bernie Ahern, o presidente da OPEP, Rilwanu Lukman, o Comissário para o Comércio da União Européia, Pascal Lamy e o ex-Primeiro-Ministro de Angola, Lopo do Nascimento.

É integrante do CNN Journalism Fellowship.

Durante 5 anos apresentou a coluna “Futuro: modo de usar“, na GloboNews.


ENSINO E PESQUISA

Rafael Coimbra é Pós-graduado em Análise de Conjuntura pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
É graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Interessado no impacto das novas tecnologias sobre a sociedade, Rafael Coimbra desenvolve estudos relacionados ao futuro.

Foi o primeiro jornalista de TV do mundo a fazer o Executive Program da Singularity University.

É autor do livro “Cérebro Digital”.

Palestrou em grandes eventos como AbrajiInterCon, KESCampus PartyEmTech, PicNic e Colaboramerica

É coordenador do LabMídia e professor do curso de Branded Publishers, da PUC-RIO.



Anúncios